quarta-feira, 27 de julho de 2011

Análise Técnica: Tendência - parte I

Um dos principais objetivos da AT é a identificação de tendências. A importância da identificação da tendência está no fato de ser aconselhável que nossas operações estejam em conformidade com a tendência do ativo, ou seja, devemos comprar quando a tendência for de alta e vender quando a tendência for de baixa. A dificuldade de se operar a favor de uma tendência é que este tipo de operação vai de encontro ao que sempre aprendemos: “comprar um ativo assim que ele cair e ficar barato, vendendo quando ele subir e ficar caro”.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Época: Está na hora de ficar milionário


Caros leitores,

Na semana passada a Revista Época publicou uma excelente reportagem intitulada "Está na hora de ficar milionário", dos jornalistas Marcos Coronato, Daniella Cornachione e Keila Cândido, com Letícia Sorg.

Trata-se de um texto longo, mas que vale muito a pena. Para acessar a reportagem, clique aqui.

Boa Leitura!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Por que os preços dos imóveis sobem tanto?

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento único. Tornou-se corriqueiro o lançamento de novos empreendimentos, o surgimento de novos bairros e até o aparecimento de novos condomínios que até se confundem com pequenas cidades, de tão grandes.

Para chegar até esse ponto, foram necessárias mudanças macroeconômicas relevantes, tais como a estabilização da moeda brasileira (queda da inflação) e a paulatina redução das taxas de juros praticadas no Brasil.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Imposto de Renda – ações

A tributação do Imposto de Renda (IR) sobre o ganho líquido auferido nos investimento em ações é um tema que gera dúvidas. O presente artigo pretende simplificar seu entendimento, possibilitando a sua correta aplicação.

A tributação sobre os investimentos em ações possui duas alíquotas distintas: 20% e 15%. A alíquota a ser aplicada dependerá da espécie da operação realizada. Assim, as operações de day trade, onde a compra e a venda de um mesmo ativo são realizadas dentro de um mesmo dia, são tributadas à uma alíquota de 20%, com a retenção de 1% na fonte. As demais operações são tributadas à uma alíquota de 15%, com retenção de 0,005%, se a soma das operações no mês for superior a R$ 20.000,00. O IR recolhido na fonte pode ser compensado no momento da apuração do imposto a pagar no mês. A retenção do IR na fonte é de responsabilidade da instituição intermediadora que receber a ordem do cliente.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Documentário: Inside Job - A Verdade da Crise

Muito se fala sobre a crise de 2008 dos subprimes americanos, mas o que é um subprime? O que desencadeou tal crise? Quais foram os verdadeiros responsáveis? Quais foram os efeitos desta crise? A resposta a estas e outras perguntas podem ser encontradas no excelente documentário Inside Job – a verdade da crise, de Charles Ferguson.

A crise de 2008 custou ao mundo mais de 20 trilhões de dólares e fez com que milhares de pessoas perdessem suas economias e seus empregos. Instituições "sólidas" fecharam as portas. Através de diversas entrevistas com influentes personalidades do mercado financeiro, políticos e jornalista, Inside Job mostra o surgimento de uma indústria desonesta e mostra a relação corrosiva que corrompeu a regulação, os políticos e os acadêmicos.

Segue o trailer legendado em português.


O ABC do dinheiro recomenda este documentário!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Análise Técnica: gráficos de barras x gráficos de candles

A maioria das pessoas está acostumada com os gráficos de linha, porém, este tipo de gráfico passa pouca informação e é preterido pelos analistas técnicos em detrimento dos gráficos de barra e de candelabros japoneses (candlestick) como veremos a seguir.

Quais são os tipos de gráficos mais utilizados pelos analistas técnicos?

  1. Gráficos de Barras.
  2. Gráficos de Candles.
Por que são os mais utilizados?