quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Exame.com: Como investir no Tesouro Direto

Caros leitores,

A proposta do Blog é clara: disseminar conhecimento em finanças pessoais. Portanto, além do material próprio produzido por nossos colaboradores, que entendemos ser o nosso diferencial, não nos furtaremos em apresentar material de outros veículos, quando o assunto for do interesse de nossos leitores. Como sempre declaramos: finanças pessoais não é ciência exata e nós não somos os donos da verdade.

O Tesouro Direto é a forma pela qual qualquer pessoa física pode comprar e vender títulos públicos diretamente, sem a intermediação de um fundo de investimentos. O Blog ABC das Finanças irá, certamente, falar muito do Tesouro Direto e, a reportagem que veremos abaixo, publicada da Exame.com traz um bom apanhado de como funciona tal programa.

Boa Leitura!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O imóvel como investimento

Vamos explorar um pouco os conceitos básicos da aquisição de um imóvel para investimento. Por se tratar de um assunto vasto, vamos nos ater aos conceitos básicos.

Muito se fala sobre a valorização dos imóveis nos últimos anos e, tal valorização, tem chamado a atenção de muitos investidores interessados em diversificar suas carteiras de ativos. Entretanto, a aplicação em imóveis, como qualquer investimento, deve ser precedida de uma cuidadosa análise dos riscos, benefícios, custos
de transação, custos de manutenção e tributação.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Independência financeira, ou morte!

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas...
Hoje é dia de comemorarmos a Independência do Brasil. Para os mais patrióticos, dia de relembrar das aulas de história, dos personagens e símbolos nacionais. Para os menos nacionalistas, um dia de merecido descanso.

Mas já que o assunto é independência, você sabe responder o que é independência financeira? Aliás, você já conquistou sua independência financeira?