quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Cartão de crédito: crédito rotativo

O maior erro que uma pessoa pode cometer em relação ao uso do cartão de crédito no Brasil é não pagar a conta integralmente. Financiar uma parte da conta do cartão de crédito, ou pagar o mínimo da fatura do cartão é um atestado de burrice financeira.

Entre todas as modalidades de crédito existentes no Brasil, seguramente o cartão de crédito está entre as mais caras (senão for a mais cara). Hoje, os juros de certos cartões de crédito ultrapassam 11% ao mês, ou algo equivalente a de 250% ao ano!

Como quitar a dívida de cartão de crédito

Pois bem, o que fazer para não utilizar o crédito rotativo do cartão de crédito? A resposta óbvia é não fazer uma dívida no cartão que você não tenha condições de pagar no mês seguinte. Mas, se isso acontecer, o que fazer?

Se você tiver algum investimento, resgate. Não cometa o erro que muita gente comete de financiar a fatura do cartão pagando 11% ao mês, ao invés de resgatar uma poupança ou um fundo de investimento que garante menos que 1,0% de rendimento mensal. É como imaginar você tentando atravessar um rio num barco a remo com um forte motor funcionando no sentido contrário.

Crédito Rotativo X Financiamento da fatura

Desde junho de junho de 2018, por força de uma regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), as operadoras de cartão são obrigadas a oferecer linhas de crédito mais em conta para financiar a dívida não paga no crédito rotativo. Mas não se engane, as taxas de tais financiamentos só são ligeiramente inferiores do rotativo. Portanto, as sugestões acima continuam válidas.

E se você não tiver qualquer aplicação ou reserva para emergências, pense em alienar algum bem (carro, moto) ou, então, converse com o seu gerente e veja se é possível financiar seu carro (se ele for quitado) ou refinanciá-lo (caso ele seja financiado). As taxas de financiamento de veículos costumam ser menores que as taxas do rotativo e de financiamento dos cartões de crédito.

Meu último conselho é: se você corriqueiramente financia parte da fatura do cartão de crédito, faça um favor a si mesmo e reduza o limite do cartão, ou, no limite, cancele-o.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.

Atenção: os artigos, vídeos, imagens, produtos, serviços e outros conteúdos mantidos neste site, bem como as opiniões expressas, devem ser utilizados apenas para fins educativos e de informação geral e não se destinam a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Nenhuma informação neste site constitui aconselhamento financeiro e não deve substituir o trabalho de planejadores financeiros, analistas de investimento, advogados ou contadores, em suas respectivas áreas de atuação.

Para determinar qual investimento(s) é mais adequado para você, consulte seu consultor financeiro antes de investir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.