sexta-feira, 29 de março de 2019

Calculadora: reajuste de aluguel

O Blog ABC do Dinheiro colocou a sua disposição uma calculadora para ajudá-lo a calcular o novo valor do seu aluguel, caso o mesmo seja reajustado pelo IGP-M (FGV), seja reajustado pelo IPC-A (IBGE).


Últimas atualização:
IGP-M: fevereiro de 2019;
IPCA: janeiro de 2018.

Como calcular seu reajuste de aluguel?

1) coloque o valor do aluguel atual no campo "Valor atual do aluguel";
2) escolha o mês de início do contrato; e
3) escolha o mês de vencimento do contrato.

Pronto! A calculadora mostra qual é o novo valor do seu aluguel.


Exemplo prático: um contrato de aluguel, no valor de R$ 1.000,00 que inicia em janeiro de 2018 e é renovado em janeiro de 2019. Tal contrato de aluguel prevê que o reajuste será baseado na variação do IGP-M (FGV). Qual será o novo valor do meu aluguel?


A calculadora traz a variação acumulada no período de doze meses compreendido entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 (+7,54%), válido para contratos reajustados em janeiro de 2019. No nosso exemplo, o valor do aluguel pode ser reajustado para R$ 1.075,37.

Artigo escrito por Gustavo Cunha Garcia e Flávio Girão Guimarães.


Para quem considera imóvel um bom investimento, recomendo também a leitura dos artigos que tratam do fundo de investimento imobiliário (aqui).

Atenção: os artigos, vídeos, imagens, produtos, serviços e outros conteúdos mantidos neste site, bem como as opiniões expressas, devem ser utilizados apenas para fins educativos e de informação geral e não se destinam a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Nenhuma informação neste site constitui aconselhamento financeiro e não deve substituir o trabalho de planejadores financeiros, analistas de investimento, advogados ou contadores, em suas respectivas áreas de atuação.

Para determinar qual investimento(s) é mais adequado para você, consulte seu consultor financeiro antes de investir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.