quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tesouro Selic (LFT)

O Tesouro Selic, também conhecido por Letra Financeira do Tesouro (LFT), é um título público de emissão do Tesouro Nacional pós-fixado e sem pagamento de cupom.

Como funciona o Tesouro Selic (LFT)?

O valor do Tesouro Selic (LFT) é determinado posteriormente à sua emissão (pós-fixado) e, ao adquirir o tal título, o investidor receberá do Tesouro Nacional o pagamento correspondente ao valor integral do título na data de seu vencimento (sem pagamento de cupom).

No caso específico do Tesouro Selic (LFT), seu valor é determinado através da variação da taxa Selic, determinada pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, o investidor que adquirir um Tesouro Selic (LFT) receberá na data de vencimento do título (ou ao vender o título no mercado secundário) uma rentabilidade equivalente à variação da taxa Selic no período em que mantiver o título em carteira. Abaixo, reproduzimos o fluxo de pagamento do Tesouro Selic (LFT), disponível na página do Tesouro Direto na internet.

Para quem é indicado o Tesouro Selic (LFT)?

Por ser um título pós-fixado, o preço único do Tesouro Selic (LFT) costuma ter pouca variação diária. Os retornos diários do Tesouro Selic (LFT) refletirão a variação diária da taxa Selic, que será pequena porém constante (baixo risco de mercado). Portanto, tal título é indicado para o investidor conservador, que prefere receber pouco porém com baixo risco.

Tal título também é indicado para quem está dando os primeiros passos na plataforma do Tesouro Direto. Com o Tesouro Selic (LFT) é possível aprender, entre outros, como comprar um título público, como e quando vender um título público, os custos envolvidos, como acessar o extrato de sua carteira de títulos na internet etc. Tudo isso, correndo um risco de mercado muito, muito baixo.

Por fim, o Tesouro Selic (LFT) é considerado um título "defensivo", que pode ser utilizado em períodos de alta volatilidade no mercado, quando são percebidas amplas variações da curva de juros.

Para conhecer a metodologia completa de precificação do Tesouro Selic (LFT), clique aqui.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.

Outros artigos recomendados: