domingo, 14 de setembro de 2014

Risco de mercado

Risco de Mercado = Risco Sistemático

O risco de mercado pode ser definido como a possibilidade de um investidor experimentar perdas em seus investimentos por conta de fatores que afetam a performance do mercado(s) através do qual ele realiza seus investimentos. O risco de mercado, também conhecido como risco sistemático, não pode ser reduzido ou eliminado através da diversificação. Porém, em alguns casos, tal risco pode ser compensado através de operações de hedge.

O que causa o risco de mercado?

Desastres naturais e seus efeitos sobre o mercado financeiro são exemplos de risco de mercado. Outras fontes de risco de mercado incluem recessões econômicas, crises políticas, mudanças na taxa básica de juros e ataques terroristas.

Risco não-sistemático

O risco de mercado não deve ser confundido com o risco específico. O risco específico, também conhecido como risco não-sistemático, é atrelado diretamente à performance de um ativo específico e, em contraste com o risco sistemático, pode ser reduzido através da diversificação. Um exemplo de risco não-sistemático é o preço internacional do petróleo para empresas petrolíferas, como a Petrobrás.

Quando a Petrobrás produz mais petróleo do que o necessário para o consumo interno, ela irá exportar o excedente. Neste caso, preços elevados do petróleo no mercado internacional são positivos para a empresa e podem impulsionar as cotações da Petrobrás no mercado de ações. A queda do preço do petróleo, porém, terá efeito contrário.

Por outro lado, se a Petrobrás produzir menos petróleo que o necessário para o consumo interno, ela irá importar o excedente. Neste caso, preços elevados do petróleo no mercado internacional serão negativos para a empresa e terão como efeito a queda das cotações da Petrobrás na bolsa de valores. O contrário também é verdade. Uma queda do petróleo no mercado internacional, beneficiará a Petrobrás.

Outra empresa, como a Vale, que produz minério de ferro, não será afetada pelos preços internacionais do petróleo. Portanto, vemos que o preço do petróleo é um risco específico de empresas petrolíferas, como a Petrobrás.

Para reduzir o risco, o investidor deve diversificar seu portfólio. Assim, cada ação de seu portfólio estará exposta a um risco específico diferente e, no final, o risco da carteira de ações será menor que o risco de uma ação isolada.

Em geral, o risco de mercado de operações com derivativos é superior ao risco de mercado de ações e, por sua vez, é superior ao risco de mercado de ativos de renda fixa.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.

Leia também:

Risco de crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.