segunda-feira, 1 de abril de 2019

Rentabilidade e Risco Passado do Tesouro Direto - março de 2019

Apresentamos a rentabilidade bruta passada dos títulos públicos à venda no Tesouro Direto (TD) em 31 de março de 2019. Para fins de comparação, iremos publicar a variação do DI, que é a base para a remuneração dos CDBs, LCIs, LCAs pós-fixados, bem como referência dos fundos de renda fixa de curto prazo.

Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura

Antes de começar, nunca é demais relembrar que a tabela abaixo foi elaborada através do histórico de preços e taxas dos títulos públicos, obtidos diretamente do sítio do Tesouro Direto. Ou seja, nossa tabela demonstra o que aconteceu no mês de março de 2019, no ano de 2019, bem como nos últimos 12, 24 e 36 meses e, portanto, não deve servir de base para o que pode vir a acontecer nos próximos meses.

Lembramos que, para se obter a rentabilidade líquida (o que realmente vai para o seu bolso), é necessário descontar as taxas cobradas por seu agente de custódia, bem como o do Imposto de Renda sobre o ganho de capital. Para saber um pouco mais sobre a tributação, leia nosso artigo Tributação de investimentos - Tesouro Direto.

Vencimentos e Cupons

No mês de março não houve pagamento de juros semestrais dos títulos 'Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B), tampouco houve pagamento de juros semestrais dos títulos 'Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F).

Risco X Retorno

Na última coluna da tabela acima apresentamos o desvio-padrão dos retornos dos títulos públicos. O desvio-padrão é uma medida comum de risco de mercado, pois, quanto maior o desvio-padrão, maior é a dispersão dos retornos em relação à média histórica (tendo como hipótese uma distribuição-normal dos retornos). Quanto maior o desvio-padrão, maiores serão as oscilações dos retornos em relação à média. Em outras palavras, quanto maior o desvio-padrão, maior o risco.

Nunca é demais relembrar

Este este artigo é meramente informativo e não deve ser considerado como recomendação de investimento, nem deve servir como única base para tomada de decisões de investimento. Antes de efetuar seus investimentos no Tesouro Direto e, para melhor entendimento do programa e das características dos títulos públicos negociados através desta plataforma, recomendamos a leitura cuidadosa do regulamento, bem como a leitura de outros artigos deste Blog ou de outros blogs especializados, bem como a realização de cursos e consultas à página do próprio programa, no site da Tesouro Nacional.

Outros artigos sobre o Tesouro Direto:

Posso perder dinheiro com os títulos públicos?
Poupança x Fundo DI x CDB X Tesouro Direto
Tesouro Direto: títulos longos vs. títulos curtos
Tesouro Selic (LFT)
Tesouro Prefixado (LTN - Letra do Tesouro Nacional )
NTN-B Principal.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.

Atenção: os artigos, vídeos, imagens, produtos, serviços e outros conteúdos mantidos neste site, bem como as opiniões expressas, devem ser utilizados apenas para fins educativos e de informação geral e não se destinam a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Nenhuma informação neste site constitui aconselhamento financeiro e não deve substituir o trabalho de planejadores financeiros, analistas de investimento, advogados ou contadores, em suas respectivas áreas de atuação.

Para determinar qual investimento(s) é mais adequado para você, consulte seu consultor financeiro antes de investir.