terça-feira, 10 de março de 2015

Novidades no Tesouro Direto

Nesta quarta-feira foram anunciadas várias novidades no programa Tesouro Direto, que é a plataforma de compra e venda de títulos públicos federais, diretamente para pessoas físicas. No presente artigo, apresentaremos todas as novidades implementadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Liquidez diária para recompra de títulos


Uma das maiores reclamações dos investidores do Tesouro Direto era a falta de liquidez na hora de revender os títulos públicos de volta para o Tesouro Nacional. Até então, o Tesouro Nacional recomprava os títulos públicos apenas às quartas-feiras. A partir de agora, os investidores poderão revender seus títulos todos os dias úteis, a partir das 18h até às 5h. Nos fins de semana e feriados a plataforma ficará aberta todo o dia para tal operação. Já a liquidação financeira será realizada no dia útil subsequente.

Nome fantasia dos títulos públicos

Muitos investidores reclamavam (com razão) do nome dos títulos públicos, pois eles eram pouco explicativos das características de cada um dos títulos. O Tesouro Nacional decidiu então que cada título público receberá um nome fantasia. Os velhos investidores, porém, podem ficar despreocupados. Os nomes de batismo de cada título permanecerão. Abaixo, segue a lista de títulos públicos, com nome de batismo e o novo nome fantasia:
  • Letra Financeira do Tesouro - Tesouro Selic;
  • Letra do Tesouro Nacional - Tesouro Prefixado;
  • Nota do Tesouro Nacional Série F - Tesouro Prefixado com Juros Semestrais;
  • Nota do Tesouro Nacional Série B Principal - Tesouro IPCA;
  • Nota do Tesouro Nacional Série B - Tesouro IPCA com Juros Semestrais.

Novos títulos

Junto com as novidades do Tesouro Direto, foram disponibilizados dois novos títulos públicos na plataforma do Tesouro Direto. São eles:
  • Tesouro Selic (LFT), com vencimento em 7 de março de 2021;
  • Tesouro Prefixado (LTN), com vencimento em 1º de janeiro de 2021.

Novo ambiente de transação

Para coroar todas as mudanças, o pessoal do Tesouro Nacional reformulou o ambiente de transações do Tesouro Direto, tornando-o mais amigável, mais limpo, bonito e fácil de navegar.

Na tela inicial é possível uma rápida consulta à composição de sua carteira, em um gráfico do tipo "pizza", além de uma área destinada aos avisos do Tesouro Direto. Ainda na página inicial, o Tesouro Nacional disponibiliza um orientador financeiro e a tabela com os títulos disponíveis para compra, taxas e preços.

Antes de terminar o artigo, eu não podia deixar de parabenizar a equipe do Tesouro Nacional responsável pelas mudanças no Tesouro Direto. Sem exceção, foram todas positivas.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.