quarta-feira, 27 de julho de 2016

Título de capitalização

Os títulos de capitalização são os campeões da “empurroterapia” no Brasil. Está precisando de um empréstimo? Que tal um título de capitalização para ajudar na aprovação do crédito? Não sabe onde investir seu dinheiro? Não tem problema, o gerente do banco sempre terá um título de capitalização para oferecer. Por fim, quem também nunca ouviu um pedido de ajuda do gerente para bater a meta do mês? Para entendermos um pouco mais sobre esse produto, escrevemos o presente artigo.


Como funciona o título de capitalização?

Ao adquirir um título de capitalização, o valor que você paga pelo título à sociedade de capitalização é dividido em três partes. São elas:
  • cota de capitalização;
  • cota de sorteio;
  • cota de carregamento.

A cota de capitalização é aquela que a sociedade de capitalização vai de fato capitalizar para, vencido o prazo estabelecido, devolver ao dono do título, corrigido de acordo com as regras do título. Tal cota costuma variar de 50% a 70% do valor pago. Ou seja, quem compra um título de capitalização receberá na média entre 50% e 70% do valor pago pelo título, corrigido.

A cota de sorteio, como o próprio nome sugere, é a parcela separada pela sociedade de capitalização para a realização dos sorteios. Em geral, tal cota varia entre 5% e 15%. Essa cota só é vista por uma minoria de sortudos de plantão.

A cota de carregamento é o valor que fica com a sociedade de capitalização, para pagamento de custos e lucro. Tal cota varia entre 15% e 45%.

Prazo e resgate antecipado do título de capitalização

O prazo mínimo de um titulo de capitalização é de doze meses. Porém, o cliente que quiser resgatar antecipadamente seu título receberá, no mínimo, os seguintes percentuais:
  • até o sexto mês: 90% do valor;
  • do sétimo o vigésimo quarto mês: 95% do valor;
  • do vigésimo quinto até 3/4 da vigência do título: 95% do valor;
  • a partir de 3/4 da vigência do título: 100% do valor.
Lembrando que o resgate é feito sobre os valores provisionados pela sociedade de capitalização a partir da cota de capitalização, não sendo devolvidos os valores referentes à cota de sorteio e à cota de carregamentos.

Riscos de um título de capitalização

Ao adquirir um título de capitalização o investidor estará adquirindo um título privado e, desta forma, estará sujeito ao risco de crédito da empresa que o emitiu. No mercado financeiro tal risco é recompensado com um prêmio sobre o valor investido, na forma de uma melhor remuneração. Mas como dissemos antes, o título de capitalização não é um investimento e tal conceito.

Cessão dos direitos de resgate

Alguns títulos de capitalização comercializados no país embutem uma cláusula de cessão dos direitos de resgate para um terceiro. Geralmente uma entidade beneficente. Nesse caso, a pessoa que adquirir o título concorre somente aos sorteios, cedendo a um terceiro o direito de resgate da cota de capitalização.

Capitalização é indicada para alguém?

Para quem tem disciplina para poupar e procura um investimento, não aconselhamos a aquisição de um título de capitalização. Porém, há pessoas que simplesmente não conseguem poupar. Não por falta de recursos, mas por falta de controle financeiro ou vontade. Ao adquirir um título de capitalização, tais pessoas se vêem em uma forma forçada de poupança, concorrendo a eventuais prêmios, durante a formação desta poupança forçada. Nesse caso, o prazo dilatado dos títulos e punições para resgates antecipados pode ser considerada uma vantagem.

Mais informações

O título de capitalização é assunto complexo o presente artigo teve como objetivo esclarecer os principais conceitos por trás desse produto. Para aqueles que desejam se aprofundar na matéria, aconselhamos uma visita à página da Superintendência de Produtos Privados (SUSEP), autarquia federal responsável pelo registro e supervisão dos títulos de capitalização no país.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.