quarta-feira, 13 de março de 2019

Imposto de Renda (IRPF) 2019: como declarar o VGBL

O Vida Gerador de Benefício Livre, ou VGBL para os íntimos, é um seguro de vida com cláusula de sobrevivência. Ou seja, o(s) prêmio(s) pago(s) é(são) acumulado(s), podendo ser resgatados ou transformados em uma renda no futuro, o que torna o VGBL um produto de seguro com características de produto financeiro/previdenciário.

Mas, em tempos de declaração do imposto de renda (IR), vem a pergunta: como declarar os prêmios pagos e os resgates e/ou benefícios recebidos?

Como declarar os aportes ao VGBL?

Para declarar o(s) aporte(s) ao VGBL, também conhecidos como prêmios, utilize a ficha “Bens e Direitos”, código 97. Devem ser declarados os valores efetivamente pagos à seguradora, ou seja, no campo "Situação em 31/12/2017 (R$)", informe o valor efetivamente pago à seguradora até essa data. No campo "Situação em 31/12/2018 (R$)", informe o valor anterior, acrescido com dos valores pagos efetivamente ao longo de 2018.


Ou seja, você deve preencher na ficha "Bens e Direitos" apenas e tão somente os aportes realizados (prêmios) acumulados, devendo desconsiderar o saldo atualizado do VGBL. Já no campo "Descrição", você deve informar o nome da seguradora onde você adquiriu o VGBL, bem como outras informações, tais como: nº da apólice, nome/CPF dos beneficiários, modelo tributário escolhido etc:

Como declarar os resgates do VGBL?

Já para os resgates e benefícios recebidos ao longo do ano passado, é necessário saber de antemão se a opção do segurado, ao adquirir o VGBL, foi pelo modelo progressivo de Imposto de renda (cujas alíquotas variam de 0% a 27,50%, dependendo da sua renda) ou pelo modelo regressivo de Imposto de Renda (cujas alíquotas variam de 35% a 10%, dependendo do prazo dos prêmios pagos).


No caso do(s) resgate(s) ou recebimento(s) de benefício(s) de um VGBL para quem optou pelo modelo progressivo, você deverá declarar na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular" o valor tributável recebido pela seguradora, ou seja, a diferença positiva entre o montante recebido e o somatório dos respectivos prêmios pagos. Esse valor será acrescido às demais rendas (salários, aposentadorias etc.) para fins do cálculo do IR. Além do valor tributável, é claro, você deverá informar o valor do IR retido na fonte (15% retidos pela própria seguradora no momento do pagamento do resgate/benefício). A própria seguradora lhe informará os valores que deverão ser declarados.


Já se o segurado optou pelo modelo regressivo, o(s) resgate(s) ou benefício(s) deve(m) ser lançado(s) na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva", na linha 12 "Outros". Como no caso anterior, a seguradora informará os valores que deverão ser declarados. Na especificação, você pode colocar o seguinte texto: Resgate (Benefício) recebido de NOME E CNPJ DA SEGURADORA - apólice n.º XXXXX.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.


Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.
    Atenção: os artigos, vídeos, imagens, produtos, serviços e outros conteúdos mantidos neste site, bem como as opiniões expressas, devem ser utilizados apenas para fins educativos e de informação geral e não se destinam a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. 

    Nenhuma informação neste site constitui aconselhamento financeiro, tributário ou legal e não deve substituir o trabalho de planejadores financeiros, analistas de investimento, advogados ou contadores, em suas respectivas áreas de atuação.

    Para determinar qual investimento(s) é mais adequado para você, consulte seu consultor financeiro antes de investir.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente aqui.

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.