quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Exame.com: Como investir no Tesouro Direto

Caros leitores,

A proposta do Blog é clara: disseminar conhecimento em finanças pessoais. Portanto, além do material próprio produzido por nossos colaboradores, que entendemos ser o nosso diferencial, não nos furtaremos em apresentar material de outros veículos, quando o assunto for do interesse de nossos leitores. Como sempre declaramos: finanças pessoais não é ciência exata e nós não somos os donos da verdade.

O Tesouro Direto é a forma pela qual qualquer pessoa física pode comprar e vender títulos públicos diretamente, sem a intermediação de um fundo de investimentos. O Blog ABC das Finanças irá, certamente, falar muito do Tesouro Direto e, a reportagem que veremos abaixo, publicada da Exame.com traz um bom apanhado de como funciona tal programa.

Boa Leitura!

Como investir no Tesouro Direto
Compra e venda de títulos públicos pode ser feita online, pelo próprio investidor

Por Julia Wiltgen, de Exame.com


São Paulo - Depois que foi criado o Tesouro Direto, aplicar em títulos públicos ficou muito mais fácil e, normalmente, mais barato. Antes, só era possível investir nesses ativos por meio de fundos de renda fixa que cobravam taxas de administração aviltantes. O Tesouro Direto acabou com a necessidade dessa intermediação possibilitando ao investidor comprar e vender diretamente seus títulos públicos pela Internet, como acontece com as ações em um Home Broker.

No ano passado, os títulos públicos estiveram entre as aplicações mais rentáveis do ano. Com um desempenho pífio da Bolsa, desvalorização do dólar e inflação em alta, a renda fixa se valorizou, em especial os títulos que corrigem os investimentos pelo IPCA. Veja, a seguir, como funciona o Tesouro Direto e quando investir em títulos públicos vale a pena.

O que são títulos públicos? 

São títulos de renda fixa que financiam a dívida pública e os investimentos do governo federal, com liquidez garantida pelo Tesouro Nacional. Podem ser pré ou pós-fixados, de curto, médio ou longo prazo. O investidor que possui um título público pode esperar o prazo vencer ou vendê-lo de volta para o Tesouro antes da hora.

Quais as vantagens de investir no Tesouro Direto? 

Aplicar em títulos públicos pode ser uma boa maneira de poupar quando se tem objetivos financeiros definidos - uma viagem ao exterior, um curso ou pós-graduação ou mesmo a própria aposentadoria. O risco de crédito é bem baixo, afinal, o governo tem menos chance de quebrar que qualquer instituição privada. O risco de liquidez, por sua vez, quase inexiste, já que o Tesouro Nacional garante a recompra para os investidores que desejarem vender seus títulos. “Das aplicações conservadoras - com rentabilidade de média para baixa e pouco risco - certamente é a melhor”, diz o planejador financeiro Conrado Navarro.

Outra vantagem é o fato de haver produtos para investimentos de todos os prazos. No longo prazo, há inclusive a possibilidade de se proteger da inflação e manter o poder de compra por meio dos títulos que são corrigidos pelo IPCA. Em relação aos fundos DI e de renda fixa, o Tesouro Direto tem ainda a vantagem de ser operado diretamente pelo investidor, com taxas de administração mais baixas que as da maioria dos fundos.

E as desvantagens? 

Os títulos públicos não são tão rentáveis em épocas de juros e inflação mais baixas, perdendo atratividade em relação à renda variável nesse contexto. Ainda assim, o baixo risco permite que essas aplicações continuem sendo boas para o planejamento de objetivos financeiros específicos ou simplesmente para manter o poder de compra do que foi poupado no longo prazo.

Alguns investidores podem, ainda, sentir alguma dificuldade de obter a senha para operar no Tesouro Direto junto ao banco ou corretora do qual são clientes. O processo pode ser demorado em algumas instituições, uma vez que é mais vantajoso para elas que o cliente aplique em um de seus fundos de renda fixa. Nesses casos, o ideal é verificar se as taxas de administração dos fundos oferecidos pela instituição são maiores que as taxas cobradas pela operação via Tesouro Direto. Se forem, o melhor é persistir para conseguir operar no Tesouro Direto.

Quais são os tipos de Títulos Públicos disponíveis para o investidor pessoa física hoje? 

Prefixados 

Letras do Tesouro Nacional (LTN)
A taxa de juros é pré-acordada e precifica o CDI futuro, isto é, a expectativa que o mercado tem em relação à taxa de juros básica no futuro. É de curto prazo.

Quando são vantajosos: quando a expectativa é de alta na taxa de juros. Por exemplo, se a inflação estiver muito alta e com expectativa de subir ainda mais ao longo do ano, o mais provável é que o Banco Central suba as taxas de juros para controlar a inflação. Ou seja, são mais vantajosos para cenários mais previsíveis e inflação controlada.

Forma de pagamento: no vencimento.

Notas do Tesouro Nacional - série F (NTN-F)
Semelhante às LTNs, porém os prazos são maiores e ocorre o pagamento de juros mensalmente. A rentabilidade de uma NTN-F é semelhante à de uma LTN de prazo semelhante, porém essa rentabilidade é maior se a NTN-F for de longo prazo.

Quando são vantajosos: mesmo contexto das LTNs, porém com vistas a um prazo mais longo.

Forma de pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).

Pós-fixados 
Letras Financeiras do Tesouro (LFT)
A rentabilidade diária é vinculada à taxa básica de juros atual. São de curto prazo.

Quando são vantajosos: quando a taxa de juros é alta, mas a previsão é que ela caia ao longo do ano.

Forma de pagamento: no vencimento.

Notas do Tesouro Nacional - série B (NTN-B)
São títulos de médio e longo prazo que preservam o poder de compra do investidor, uma vez que corrigem a aplicação pela inflação. Pagam juros de cerca de 6% ao ano mais o IPCA.

Quando são vantajosos: quando se deseja formar poupança de médio e longo prazo (5 a 10 anos) protegendo-se o poder de compra. A expectativa é de que a economia cresça nesse período de tempo. São bons para serem usados como instrumentos de previdência privada ou de reserva para se realizar um objetivo específico, como uma viagem ao exterior, o pagamento de uma faculdade etc.

Forma de pagamento: semestralmente (juros) e no vencimento (principal).

Notas do Tesouro Nacional - série B Principal (NTN-B Principal)
Semelhantes às NTN-B, porém os juros não são pagos semestralmente. Todo o montante só é pago no vencimento do título (ou no ato da venda).

Quando são vantajosos: no mesmo contexto que a NTN-B, porém a rentabilidade pode ser ligeiramente menor que a de uma NTN-B de mesmo prazo.

Forma de pagamento: apenas no vencimento (juros e principal)

As Notas do Tesouro Nacional - série C (NTN-C), corrigidas pelo IGP-M, não são mais emitidas pelo Tesouro, sendo praticamente impossível comprá-las. O site do Tesouro Direto disponibiliza as tabelas sempre atualizadas das rentabilidades dos títulos e dos títulos disponíveis, suas taxas de juros e preços nominais. Para descobrir o título mais adequado aos seus objetivos, o investidor pode fazer o teste do perfil do investimento . O Tesouro Direto também disponibiliza uma calculadora para simular a rentabilidade de títulos específicos. “O ideal é alternar LTNs com LFTs para o curto prazo, de acordo com o cenário da taxa de juros, e comprar NTN-Bs para o longo prazo”, diz o planejador financeiro Conrado Navarro.

O que é necessário para investir no Tesouro Direto? 

Basta ser residente no Brasil, possuir um CPF, ter uma conta aberta em uma instituição financeira habilitada a operar nesse mercado e solicitar sua senha para a área exclusiva do site do Tesouro Direto.

Como eu faço para me cadastrar? 

Para abrir uma conta, basta entrar em contato com o banco ou corretora escolhida. Em seguida, o investidor recebe uma senha por e-mail para acessar a área exclusiva do site do Tesouro Direto. Quem já tiver ações e outros títulos custodiados na CBLC poderá utilizar a mesma conta para custodiar seus títulos públicos. É só solicitar o envio da senha.

Como eu faço para comprar e vender títulos? 

A negociação dos títulos acontece por meio do site do Tesouro Direto ou do Home Broker de algumas corretoras e bancos, os chamados agentes integrados. Após se cadastrar em um agente de custódia, o investidor recebe uma senha para a área exclusiva do site do Tesouro Direto, onde poderá comprar e vender títulos, consultar extrato e saldo e alterar seus dados cadastrais.

Qual é o investimento mínimo inicial? 

Cerca de cem reais.

Quais são as taxas de serviços cobradas na negociação de títulos públicos? 
  1. Taxa de Negociação de 0,10% sobre o valor da operação, cobrada no momento da compra do título.
  2. Taxa de Custódia da BM&FBovespa de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos custodiados, cobrada semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, ou na ocorrência de um evento de custódia (pagamento de juros, venda ou vencimento do título).
  3. Taxa de administração do agente de custódia (corretora ou banco), que varia de zero a 1,0% ao ano. Veja tabela com as taxas cobradas em cada instituição.
De quanto é a taxa de administração? 

As taxas de administração dos agentes de custódia (corretoras e bancos) variam de 0,15% a 1,0%, mas algumas corretoras não cobram taxa alguma. O Tesouro Direto disponibiliza uma lista com os agentes de custódia e suas taxas, mas é sempre bom verificar se os valores continuam os mesmos.

Quais os valores mínimos e máximos da minha carteira de títulos? 

As compras no Tesouro Direto devem ser múltiplas de 0,2 título. Assim, o mínimo que se pode comprar é 20% do valor de um título, e o máximo é 400.000 reais por mês em títulos. Caso o investidor possua títulos que paguem juros (NTN-B ou NTN-F), o investidor pode exceder esse teto de 400.000 reais utilizando o valor pago de juros para comprar mais títulos.

Quais os dias e horários para a compra de títulos? 

É possível efetuar a compra de títulos sete dias por semana, em quase qualquer horário. O mercado só fica fechado entre as 5 e as 9 horas da manhã, nos dias úteis, para manutenção do sistema.

Posso vender os meus títulos antes do vencimento? 

Sim. O Tesouro Nacional realiza a recompra de títulos em leilão toda quarta-feira, das 9 horas da manhã às 5 horas da manhã do dia seguinte. Nas semanas em que há reunião do Copom, os títulos podem ser vendidos também das 9 horas de quinta-feira até as 5 horas da manhã de sexta. Ao se vender um título antes do vencimento, porém, a rentabilidade será de apenas uma fração do previsto caso o título fosse mantido até o final. Além disso, será preciso pagar IR, cujas alíquotas são maiores quanto menor o tempo de aplicação. Consultores financeiros costumam aconselhar os investidores a manterem o título até o prazo terminar, a menos que estejam precisando daquele dinheiro aplicado com urgência. “Manter o título até o fim é a maneira de usar a característica do produto a seu favor”, diz Navarro. “A menos que o investidor não esteja satisfeito com a rentabilidade e decida migrar para outro investimento. Nesse caso, se mesmo com o desconto do IR a migração for vantajosa, a venda do título pode valer a pena”, conclui.

Quanto devo pagar de impostos sobre meus investimentos? 

A tributação dos títulos públicos é a mesma das demais aplicações em renda fixa. Há cobrança de IOF para investimentos de prazo inferior a 30 dias, e de Imposto de Renda na fonte sobre os rendimentos, segundo as seguintes alíquotas:

  • 22,5% em aplicações com prazo de até 180 dias;
  • 20% em aplicações com prazo de 181 a 360 dias;
  • 17,5% em aplicações com prazo de 361 a 720 dias;
  • 15% em aplicações com prazo acima de 720 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.