quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que é Dinheiro? Série Educativa do Banco Central

Com o objetivo de ajudar na educação financeira das crianças, o Banco Central do Brasil lançou algumas cartilhas (Cadernos BC - Série Educativa) que explicam de forma simples o funcionamento dos instrumentos e agentes do mercado financeiro. As cartilhas que estão disponíveis atualmente são:
A Cartilha O que é dinheiro (editada em 2002) conta de forma leve e descontraída a história da invenção do dinheiro, uma criação relativamente recente, na história da humanidade, sendo um primeiro passo que permitiu construir todo o sistema financeiro que conhecemos hoje.

Como podemos observar na história da cartilha, o dinheiro surgiu inicialmente da necessidade de facilitar as trocas de mercadoria e serviços, que antes da sua criação eram trocados entre as pessoas das pequenas sociedades. Nesse momento, surge a 1ª função da moeda, funcionar como Meio de Trocas.


No decorrer da história, entretanto, verificamos que a evolução da sociedade obrigou as pessoas a encontrar uma forma de quantificar o valor das trocas e de permitir o acúmulo de recursos de um período para outro de forma não perecível, o que deu origem às outras duas funções da moeda, Unidade de Conta e Reserva de Valor.

Vale a pena baixar a cartilha e ler com seus filhos, sobrinhos e netos, pois ensinar nossas crianças a lidar de forma saudável com dinheiro é um desafio e tanto num mundo que incentiva o consumo indiscriminado a todo o momento.


Artigo escrito por Pedro Borges Neto, CFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.