quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Fintech

Fintech é um neologismo criado da junção de duas palavras em inglês: finance e technology. Tal neologismo designa empresas do setor financeiro que utilizam largamente (ou exclusivamente) tecnologias modernas, tais como sites e aplicativos, para oferecer: a) produtos inovadores; b) melhor experiência a usuários; ou c) atender problemas existentes que são negligenciados pelos prestadores de serviços tradicionais.


O Brasil já conta com várias fintechs que atuam em áreas tão variadas como meios de pagamento, gerenciamento financeiro, empréstimo, negociação de dívidas, investimento, financiamento, eficiência financeira, seguro, moedas virtuais e até câmbio.

Fintech = inovação

As fintechs são grandes aliadas de pequenos poupadores e de quem quer otimizar seus recursos, ou seja, grande alidada dos leitores do portal ABC do Dinheiro, pois, por competirem com as grandes instituições financeiras, são obrigadas a oferecer produtos e serviços atraentes, cobrando um valor baixo. Aliás, algumas fintechs se valem do modelo de oferta gratuita de serviços básicos, cobrando apenas por serviços mais complexos, em modelo semelhante ao modelo utilizado na indústria de software onde a maioria das fintechs surgiu. Se não for assim, as fintechs acabam não atraindo o público já acostumado com as instituições financeiras tradicionais.

Mapa das Fintechs brasileiras

Na figura acima, obtida através do portal Fintechlab é possível obter o Radar Fintechlab, que é um mapa das fintechs brasileiras, dividas por ramo de atuação. O radar é constantemente atualizado, para refletir a evolução das fintechs brasileiras. Para saber a situação em setembro de 2016, basta clicar na figura. 

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.