sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Inflação: o que é e como ela afeta sua vida

Nem parece perigoso...
Este será o primeiro de uma série de quatro pequenos artigos que visam explicar de maneira simples o que significa inflação, quais são os principais índices de inflação e qual o impacto da inflação na sua vida. Neste primeiro texto será explicado o que é inflação. No segundo, mostraremos como se calcula a inflação. No terceiro texto falaremos a respeito dos principais índices de inflação calculados no Brasil e suas principais diferenças. No quarto e último texto ensinaremos como medir o impacto da inflação sobre o seu salário e a sua renda.

Hiperinflação

Quem viveu no Brasil no final da década de 80 e início da década de 90 sabe muito bem como a inflação pode afetar o padrão de vida de uma pessoa. Em 1989, a inflação brasileira chegou a quase 2.000% ao ano! Os preços eram reajustados mais do que uma vez ao dia nos supermercados, gerando a necessidade de irmos às compras no mesmo dia em que recebíamos o salário. Foi aí que surgiu o hábito do brasileiro de fazer grandes compras para todo o mês. Quem deixasse as compras para o dia seguinte, acreditem, já não conseguiriam adquirir a mesma quantidade de produtos e gêneros alimentícios do dia anterior.

Naquela época, absolutamente tudo era corrigido pela inflação: preços de produtos, serviços, salários, impostos etc. Era um terror!

Para tentar domar a inflação, foram lançados vários planos econômicos, todos fracassados. Foram eles:

  • Plano Cruzado (28/02/1986);
  • Plano Cruzado II (15/11/1986);
  • Plano Bresser (12/07/1987);
  • Plano Verão (15/07/1989);
  • Plano Collor I (16/03/1990);
  • Plano Collor II (31/01/1991); e
  • Plano Marcílio (10/05/1991).
Nesse período, por conta da rápida desvalorização do poder de compra, a moeda brasileira foi sendo repetidamente substituída, nas chamadas reformas monetárias. Abaixo relacionamos as moedas brasileiras no período pós redemocratização:
  • Cruzeiro (1970 a 1986);
  • Cruzado (1986 a 1989);
  • Cruzado Novo (1989 a 1990);
  • Cruzeiro (1990 a 1993);
  • Cruzeiro Real (1993 a 1994);
  • Real (a partir de 1994).

Plano Real e o fim da hiperinflação

Após o Plano Real, lançado no ano de 1994, a inflação se estabilizou no Brasil e não mais atingiu os níveis “estratosféricos” do período que antecedeu ao seu lançamento. Foi uma conquista para os brasileiros, pois, a partir de então passou a ser possível pensar em planejamento financeiro de médio e longo prazo.

Porém, nosso passado recente de hiperinflação não deve ser esquecido. No artigo O dragão da inflação perdeu as forças, mas está vivo..., demonstramos que a inflação brasileira desde 1994, apesar de muito inferior à inflação dos anos anteriores ao lançamento do Plano Real, continua em níveis elevados, quando comparados com o resto do mundo. Ou seja, a inflação brasileira ainda é um problema.

Por que é importante medir a inflação?

Agora, por que é importante medir o aumento de preços na economia? Ou em outras palavras, por que é importante medir a inflação?

Se os preços dos bens e serviços que você costuma consumir aumentam e o seu salário não aumenta (ou aumenta menos que o preço dos bens e serviços), você já não mais conseguirá consumir a mesma quantidade de bens e serviços que conseguia consumir antes. Nesta situação, dizemos que houve perda do poder de compra do seu salário e, por consequência, diminuição do seu padrão de vida. Por isso é tão importante conter a inflação.