segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Não vale a pena pagar 1% ou mais de taxa de administração em fundos DI

A maltratada poupança está dando a volta por cima. Acredite.

Se você tem uma reserva financeira em um fundo de investimento referenciado DI (Fundo DI) com uma taxa de administração alta, talvez seja a hora de repensar seu investimento.

Nesse artigo iremos confrontar os dois investimentos, demonstrando que a poupança, tão maltratada, por vezes rende mais que um fundo DI, o mais comum do mercado. Tudo depende de quanto você paga de taxa de administração no seu fundo.

Fundo DI ou Poupança?


A partir da edição da Lei nº 12.703, de 2012, a poupança passou a ter um novo cálculo:

  • quando a taxa Selic for superior a 8,50%, a poupança renderá 0,50% ao mês;
  • quando a taxa Selic for igual ou inferior a 8,50%, a remuneração será 70% da taxa Selic.

Como a taxa Selic está em 7,50%, a rentabilidade da poupança será igual a 70% da taxa Selic. Em outras palavras, com esse nível de taxa Selic, a poupança renderá 70% de 7,50%, ou seja, 5,25%. Utilizando nossa calculadora Conversão de Taxa de Juros, temos a rentabilidade de 0,43% ao mês.

A poupança, não custa lembrar, é isenta de Imposto de Renda sobre seus rendimentos.

Já o fundo DI, como o próprio nome indica, segue de perto a rentabilidade dos Depósitos Interbancários (DI) que, por sua vez, rendem um pouquinho menos que a taxa Selic.

Mas, diferentemente da poupança, os fundos DI são sujeitos à tributação do Imposto de Renda, cujas alíquotas variam de 22,50% a 15,00%, a depender do prazo de investimento. Para saber mais detalhes sobre a tributação de fundos de investimento em renda fixa, clique aqui.

Taxa de administração

O grande vilão dos fundos de investimento, saibam, é a taxa de administração cobrada pelos bancos. Taxas essas que reduzem a rentabilidade bruta dos fundos DI, corroendo-as de tal forma que, por vezes, as mesmas tornam-se inferiores à rentabilidade apresentada pela poupança.

Para saber se o fundo de investimento referenciado DI que você utiliza é mais ou menos rentável que a poupança, utilize a calculadora que preparamos para você:


Não vale a pena pagar 1% ou mais de taxa de administração em fundos DI

Se o fundo de investimento referenciado DI em que você aplica seus recursos rende menos que a poupança, seguem algumas sugestões:

  • procure no seu próprio banco fundos DI com taxas de administração menores. Se você conseguir, lembre-se que será necessário realizar o resgate dos seus recursos do fundo atual, recolher o imposto de renda devido, para só então aplicar novo fundo. Nesse caso, talvez valha a pena realizar aportes no fundo "novo" e, quando necessário, resgatar do fundo "velho". Faça as contas;
  • se o seu banco não lhe oferecer um fundo DI com taxas de administração menores, inferiores a 1% ao ano, busque outros bancos ou corretoras que possam lhe oferecer tal produto. Em uma busca rápida pela internet é fácil encontrar opções de fundos DI com taxa de administração inferiores a 0,50% ao ano;
  • se você não tem interesse de mudar de banco, pense na velha caderneta de poupança como opção para seu fundo DI.

Nem fundo DI, nem poupança. Quero mais!

Se nem o fundo DI, tampouco a poupança lhe geram o retorno que você espera, parta para outras opções de renda fixa, como CDBs, Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Tesouro Direto, ações etc. Porém, saiba que tais investimentos possuem mais riscos, tais como o risco de liquidez, risco de crédito e/ risco de mercado.

Ou seja, para obter mais retorno, é necessário que o investidor corra mais risco. Não há como escapar desse axioma.

Artigo escrito por Flávio Girão Guimarães.